Revista Fato

menu Menu

Em pronunciamento, Prefeito de Ubá fala de novo decreto que será emitido nesta sexta-feira (15) e adesão do município ao “Minas Consciente”

Publicado por: , em 14/05/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeito explicou sobre a adesão de Ubá ao Minas Consciente e falou do novo decreto que será emitido.

Em pronunciamento via facebook na noite desta quinta-feira (14) o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho declarou que o município, junto a demais cidades da região aderiu ao Minas Consciente – programa criado pelo Governo do Estado.

Minas Consciente é um plano de isolamento controlado, que busca iniciar uma nova normalidade, considerando fatores econômicos, mas tendo a saúde como pilar fundamental. Cada prefeito, empresário e cidadão deverá se adequar à realidade da sua região.

Edson declarou que mediante a reuniões com o Ministério Público Regional e Prefeitos da macro região, o objetivo conjunto foi conciliar uma ação que visa o combate do novo coronavírus: “Não é fácil fazer esse tipo de atividade. São municípios de tamanhos diversos, desde 3 mil até quase 600 mil habitantes, como é o caso de Juiz de Fora. Essa tentativa de unificação é para que um município com limite no outro não tenha as atividades diferentes, que sejam permitidas ou proibidas entre um e outro. Na data de ontem, a partir de uma reunião decisiva com as cidades da região, nós definimos nossa adesão ao Programa”.

Imagem extraída do portal (www.mg.gov.br) com a composição das ondas do Programa Minas Consciente.

Nesse primeiro momento a macro região de Juiz de Fora (onde Ubá está incluída) seguirá somente à onda verde que estão inclusos os setores considerados essenciais durante esse período de pandemia: Agropecuária, Alimentos, Bancos e seguros, Cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais, Construção Civil e afins, Indústria em geral – fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica e afins, Saúde, Telecomunicação, comunicação e imprensa, Transporte, veículos e correios, Tratamento de água, esgoto e resíduos.

Durante o pronunciamento o Prefeito explicou que algumas regiões do Estado já estão aderindo à onda branca – a próxima onda após a verde – , o que não é o nosso caso. “Pular de uma onda pra outra tem relação com a capacidade que temos de atender a saúde da população em caso de um aumento muito grande da pandemia – a capacidade de hospitais, clínicas médicas e principalmente UTI’s. Cabe ressaltar que toda análise do Programa Minas Consciente é feita em cima da medida da macro região, que no caso é Juiz de Fora e não da micro, que é Ubá. Temos que levar em consideração que Juiz de Fora já está muito comprometida, com um percentual muito alto de infecção da doença” declarou.

O Prefeito ainda disse que não há outra forma de prevenção que não seja o distanciamento social, além de outras ações e cuidados de higiene pessoal. “À medida que os centros de saúde avançarem quanto às condições de atenderem um maior número de pessoas, aos poucos os município avançarão as ondas” destacou.

Um novo decreto será emitido nesta sexta-feira (15) e entrará em vigor na próxima segunda-feira (18).